Governo britânico disponível apoiar Moçambique no combate aos insurgentes de Cabo Delegado

Após uma visita oficial de três dias ao Reino da Noruega e de regresso ao país, o Presidente da República, Filipe Nyusi, escalou o Reino Unido, onde manteve encontros com representantes do Governo britânico.

Trata-se do enviado especial da primeira-ministra, Theresa May, para Comércio, com Moçambique e República Democrática do Congo, o deputado Timothy Paul Loughton eo Ministro de Estado para Assuntos da Commonwealth no Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico, Lord Ahmad Wimbledon.

O governante britânico, destacou e elogiou o papel do Presidente da República, para o alcance da paz efectiva e duradoura e na criação de um ambiente de negócios favorável ao investimento, bem como pelos esforços para o combate aos malfeitores no norte da Província de Cabo Delgado, tendo mostrado a disponibilidade do governo britânico, em apoiar Moçambique para a sua eliminação.

Nestes encontros, foram igualmente analisados os aspectos de cooperação entre Moçambique e Reino Unido, onde destacaram a necessidade do seu incremento através de uma maior presença de empresas britânicas no país, particularmente no sector de agricultura, energia, mineração e turismo.

Abordaram ainda a necessidade de aprofundar acções de cooperação no domínio da educação, com realce na formação de professores, ensino técnico profissional de qualidade e maior intercâmbio entre as instituições de Ensino Superior.

Para além da Cooperação entre os governos foi também discutida a necessidade de uma maior cooperação empresarial através de investimentos privados no domínio da agricultura, turismo e energia.

Na sequência dos encontros, foi acordado que junto das entidades competentes dos dois países fossem delineados programas concretos para a materialização da vontade expressa. O Chefe do Estado, endereçou convite as duas personalidades britânicas para visitarem Moçambique em 2019, tendo estes aceite.

Comentários