33 Indivíduos neutralizados em Cabo Delgado devolvidos à Nampula

Trinta  e três indivíduos de diferentes idades neutralizados em Cabo Delgado  foram devolvidos ao convívio familiar na localidade de Geba, província de Nampula, pela Polícia da República de Moçambique (PRM). De acordo com a PRM os individuos haviam sido aliciados, alegadamente para actividade de pesca em Cabo Delgado, quando estariam a ser recrutados para outras  missões, como  a de desestabilizar aquela província.
Betariz shissala, directora da ordem e segurança pública no comando provincial da PRM em Nampula, desencorajou a população a tomar aquele tipo atitude recordando que não seria esta, a primeira vez que se devolvem indivíduos ao distrito de Memba.
Familiares garantem que os neutralizados se dedicavam apenas à pesca
Populares  acorreram ao local de apresentação e devolução dos seus familiares neutralizados em Cabo Delgado. Os presentes reconheceram os membros das suas famílias e asseguraram que os mesmos dedicavam-se apenas à pesca e que ter-se-iam deslocado a Cabo delegado para esta actividade.
“O meu familiar é aquele, e é pescador”, disse Sadique Selemane, um dos familiares dos neutralizados.
Dentre os 33 indivíduos pode se destacar uma mulher e algumas crianças. Os cidadãos entregues  aos seus familiares explicaram que se deslocaram a Cabo Delgado porque naquela província a actividade de pesca oferece melhores rendimentos.
“Lá tem praia e pesca. E tem muito dinheiro” disse Fernando Gentil, um dos jovens que foi trazido de volta ao seu distrito.
Depois deste acto, os 33 indivíduos voltaram a sua vida normal junto das suas famílias.
A localidade de Geba localiza-se na zona costeira do distrito de Memba onde as principais actividades de geração de renda são a agricultura.

Comentários