Frelimo lidera participação política da mulher no país

Nos resultados preliminares do estudo sobre Participação Política da Mulher em Moçambiqueapresentado esta sexta-feira, a Frelimo lidera a participação política da mulher com o envolvimento destas nas Assembleias da República, Provincial e Municipal com cerca de 26.0% de mulheres. O mesmo estudo põe a Renamo em segundo lugar com 10.4% e a seguir o MDM com 0.8%.

Com esses dados, a percentagem da participação política das mulheres corresponde a 37.2% e dos homens continuam  62.8%.

O mesmo estudo refere, ainda, que mulheres tem maiores possibilidades de ser pobres; dedicar-se ao trabalho doméstico; trabalharem informalmente; cumprir a sua função reprodutiva e cuidar das crianças, casar prematuramente, ser vítimas de violência doméstica e sexual, estarem infectada por HIV e serem vistas como “dependentes” relativamente aos homens.

Como prováveis soluções para elevar o nível de participação política da mulher, o estudo aponta para o melhoramento da educação da mulher, a criação de benefícios socias para as mulheres e políticas institucionais inclusivas.

Por seu turno, as ligas femininas dos três partidos políticos com assento parlamentar disseram que a nível dos seus partidos, esforços estão a ser feitos para que a mulher seja empoderada. Aliás, estas avançaram que, com as eleições que se avizinham, os seus partidos darão maior primazia às mulheres.

Comentários