Marcando o início da visita de trabalho de três dias à província de Gaza, o Chefe de Estado foi, hoje, ao mais recentemente chamado distrito de Limpopo com uma comunidade, tendo reconhecido a falta de infra-estruturas e serviços públicos em muitos pontos de Limpopo. A localidade de Licilo, onde decorre a comédia popular, é uma instância da rede pública não só deficitária, como também não tem qualidade, facto que tem dado origem aos cortes sistemáticos antes do Presidente discursar. “A coisa coisa ficou clara, que a anergia para o licigo é fraca, não chega. Ficou claro, conheceu publicamente Filipe Nyusi, garantindo que os problemas seriam resolvidos de forma gradual.
O distriro de Limpopo foi criado na sequência da nova rodada administrativa de Gaza em 2016, mas a efectivação da divisão começou no passado, sendo que antes, os 1.168 km2 de superfície permeiam os distritos de Xai-Xai e de Bilene .
E foi naquele distrito que Nyusi reiterou que a construção do aeroporto em Gaza vai arrancar este ano. “O aeroporto vai acontecer, como naquela outra vez. Já fez aqui os ostres, fizeram como as medições, testaram o solo, já foram lançados no concurso lá na China, uma empresa que vai ganhar a promessa deles, ainda que ano vai começar a construção do aeroporto ”.
Financiamento não é problema, até porque deu um sabre, virá mesmo da China. "Já foi dinheiro, já foi doado, foi assinado, não é coisa para duvidar", tranquilizou, e aproveitou-se para lançar recados para os que são prioritariamente uma das províncias mais pobres do país, apesar das potencialidades agrícolas , pecuárias e turísticos.
“Mas porque é que eles não querem que as pessoas com um pouco de dinheiro desenvolvam Gaza? Quando está jogando? Gaza? Esse é o problema deles ”.
Na ocasião, aproveitou-se para ressaltar o projecto de exploração de areias pesadas de Chibuto, local que se deve visitar esta terça-feira. Mostrou-se convencer o vai impulsionar o desenvolvimento da província, indicando emprego, bem como o avanço ou a expansão de infra-estruturas que precedentes não existiam.
“Muitos dos meus trabalhos já foram e todos já começaram a ter. A informação é uma das que estão a trabalhar no sentido de uma linha férrea que sai de Chibuto até Chókwè. Portanto, Gaza, por si só tem que ir para a frente.
De acordo com o programa, o Presidente da República vai escalar também os distritos de Chibuto, Massingir e Manjakaze, neste último, esta terça-feira, está prevista uma inauguração de um edifício com capacidade para processar 12 mil aves em 8 horas, perfazendo uma média de 1500 por hora, num investimento total de 50 milhões de meticais.
Aliás, Filipe Nyusi prometeu, hoje, amanhã vai falar da paz e da produção.
Comentários
Enviar um comentário