Detidos 24 imigrantes em Manica

A Polícia da República de Moçambique deteve, na madrugada, esta quinta-feira, 24 imigrantes ilegais, que entraram no país através da fronteira entre Manica e Malawi.

Dos ilegais, que se faziam transportar em duas Toyota Hilux com matrizes sul-africanas, estão 21 etíopes, dois zimbabweanos, um sul-africano, um paquistanês e dois moçambicanos que escoltavam-nos através de uma viatura de marca Toyota Land Cruiser.

Os imigrantes dizem para o Malawi e pretendem entrar na África do Sul, alguns para o emprego e outros para visitar os familiares.

“Venho da Addis Abeba, Etiópia. Ia à África do Sul à procura de emprego ”, apenasificou um dos detidos.

O Porta-Voz do Serviço Provincial de Migração de Mangueira tem como objectivo, desde logo, o acesso aos aeroportos ostentosos do Aeroporto Internacional de Kamuzu, localizado em Blindada no vizinho Malawi, mas do lado moçambicano entraram ilegalmente.

“Os cidadãos possuem passaportes, eles entraram via Malawi. Só que não fez movimento na parte moçambicana. Significa que violou a fronteira para entrar em Moçambique. Vão ser repatriados directamente para o Malawi ”, referiu Jorge Machava.

Esta é uma segunda vez, em menos de um mês, que em Manica são detidos e repatriados por cidadãos estrangeiros por um país livre, uma situação que as autoridades migratórias assumem como uma ameaça devido a fragilidades no controlo das fronteiras moçambicanas.

Comentários