Em conferência de imprensa, o presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) angolana divulgou os resultados definitivos das eleições gerais. Bornito de Sousa será o novo vice-Presidente da República, avançou a RTP Notícias.
O MPLA venceu com mais de 4,1 milhões de votos e conseguiu 150 deputados - maioria qualificada - na Assembleia Nacional, que conta com 220 assentos. Menos 25 lugares comparados com conseguidos em 2012. A UNITA é a segunda força política mais votada, com 26,67 por cento e garantiu 51 assentos na Assembleia Nacional.
A coligação de partidos Convergência Ampla de Salvação de Angola-Coligação Eleitoral (CASA-CE) obteve 643,9 mil votos, o que corresponde a 9,44% da votação global e 16 assentos na Assembleia Nacional. Nas eleições de 2012, a CASA-CE tinha conseguido apenas oito mandatos.
O Partido da Renovação Social (PRS) alcançou 92,2 mil votos (1,35%), elegendo dois deputados, enquanto a Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) conseguiu 63,6 mil votos (0,9%) e elegeu um deputado. A Aliança Patriótica Nacional (APN) reuniu 34,9 mil votos, ficando sem representação parlamentar.
De acordo com a Constituição angolana, o cabeça de lista do partido mais votado em eleições gerais é automaticamente nomeado Presidente da República, desta forma, João Lourenço sucede a José Eduardo dos Santos, que liderava o país desde 1979.
Comentários
Enviar um comentário