EUA congrega Conselho de Segurança da ONU por teste de míssil iraniano

Os Estados Unidos pediram ao Conselho de Segurança da ONU que discuta na próxima segunda-feira os recentes lançamentos de mísseis balísticos feitos pelo Ira - informou a embaixadora americana, Samantha Power.

Em nota divulgada nesta sexta-feira, a embaixadora afirmou que os Estados Unidos se encontram "profundamente preocupados" com esses testes de míssil, "que são provocadores e desestabilizadores".

Power lembrou que os chefes militares iranianos haviam dito que os mísseis foram projectados para serem uma ameaça directa a Israel, acrescentando que "condenamos este tipo de ameaça contra outro Estado-membro da ONU e (que é) um dos nossos aliados mais próximos".

Na quarta-feira, o Ira disparou dois mísseis de precisão Qadr-H e Qadr-F de uma cadeia de montanhas no norte do país e, segundo as autoridades, ambos conseguiram atingir seus alvos a 1.400 quilómetros de distância, na zona de Makran, no sudeste.
Testes similares foram feitos na terça-feira, menos de dois meses depois da adopção do acordo nuclear entre Ira e potências ocidentais.


Comentários