Comunidade facilita contrabando de madeira em Mocuba

Uma denúncia anónima impediu, ontem, o roubo de grandes quantidades de madeira, na zona de Muaquiua, distrito de Mocuba, na província da Zambézia. Tudo aconteceu quando um cidadão não identificado tentava transportar madeira. Na acção, a camioneta teria invadido uma propriedade alheia, com a conivência de líderes comunitários. Depois da denúncia, os fiscais dos Serviços Provinciais de Floresta e Fauna Bravia, juntamente com a força de protecção, deslocaram-se ao local e flagraram o carregamento de mais de 20 to­ros de madeira da primeira classe, de espécie chanfuta.
O negócio entre o proprietário do camião e a comunidade consistia no pagamento de 70 mil meticais, um valor muito aquém do preço real da madeira vigente no mercado. Informações do sector de florestas indicam que aquela madeira chega a render pouco mais de um milhão de meticais, se for bem comercializada. Isto sig­nifica que a comunidade, para além de estar atropelar a lei, está a comercializar madeira a um preço muito baixo.
Agostinho Madembe é o motorista encontrado com o referi­do camião carregado de madeira. Logo após o carregamento, distraiu as autoridades, fechou as portas do camião e pôs-se em fuga para local incerto. Em reacção, a decisão das autoridades foi esvaziar os pneus do camião, de forma a que não fosse retirado do local.

Comentários